PALAVRA DE HOJE, Ao Anjo da Igreja em Laodicéia (Ap3:14-22)
Quinta, 21 de janeiro de 2021, 8 de shevat de 5781
A igreja em Laodicéia (14): A igreja em Laodicéia é citada no Apocalipse (aqui e em 1:11) e na carta de Paulo aos colossenses (4:13-16). As cidades de Laodicéia, Colossos e Hierápolis (veja Colossenses 4:13) ficavam no vale do rio Lico. Laodicéia situava-se no local da cidade moderna de Denizli, Turquia, no cruzamento de estradas principais da Ásia Menor. Antigamente, a água da cidade vinha via aquedutos das fontes termais ao sul da cidade. Até chegar em Laodicéia, a água ficava morna. A qualidade dela não era boa, e a cidade ganhou a reputação de ter água não potável. Ao engolir esta água, muitas pessoas vomitavam. Semelhantemente, Jesus sentiu vontade de vomitar de sua boca a igreja de Laodicéia (3:15-16).
Outras características de Laodicéia servem como base para a linguagem desta carta. Foi conhecida como um centro bancário (3:17-18). A região produzia lã preta (3:18) e um tipo de colírio para os olhos (3:19).
O Amém (14): Esta palavra vem de origem hebraica. No começo de uma afirmação significa “certamente” ou “verdadeiramente”. No fim, pode ser entendida como “que seja assim”. Yeshua é a palavra final, a autoridade absoluta.
A testemunha fiel e verdadeira (14): Quase a mesma descrição encontrada em 1:5. Yeshua traz o verdadeiro testemunho sobre seu Pai e a vontade dele para com os homens. Ele fala a verdade em cada promessa e cada advertência que vem da sua boca.
O princípio da criação de Deus (14): Esta expressão admite duas interpretações. Dependemos de informações de outros trechos bíblicos para escolher o sentido correto. A frase em si pode ser entendida no sentido passivo (o primeiro criado por Adonai), ou no sentido ativo (a origem ou a fonte da criação). A diferença é óbvia e enorme. Yeshua é uma criatura ou o eterno Criador? Ele foi feito por Deus ou é Deus? A resposta vem de outras passagens. Yeshua é eterno (João 1:1; Apocalipse 1:18), o primeiro e o último (Apocalipse 1:17). Ele é Deus conosco (Mateus 1:23), o verdadeiro Deus que se fez carne (João 1:14). Ele é o “Eu Sou” (João 8:24,58; veja Êxodo 3:14), o soberano “Senhor dos senhores e o Rei dos reis” (Apocalipse 17:14). Yeshua não foi criado. Ele não veio a existir. Ele é eterno. Ele é Deus. Quem não aceitar este fato morrerá no seu pecado (João 8:24).
Conheço
as tuas obras (15): Como fez com todas as igrejas destes dois capítulos,
Yeshua expressa o seu conhecimento íntimo da igreja em Laodicéia. Ele anda no
meio dos candeeiros (1:13,20; 2:1).
Que
nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! (15): As águas
termais de Hierápolis ajudavam no tratamento de alguns problemas de saúde. As
águas frias de Colossos eram boas para beber. Mas as águas mornas de Laodicéia
basicamente não serviam para nada; só davam ânsia de vômito!
Assim...estou a ponto de vomitar-te da minha boca (16): Yeshua olhou para a igreja de Laodicéia, contente no seu estado de auto-suficiência e falsa confiança, e sentiu vontade de expulsá-la de sua presença.
Pois dizes (17): As afirmações da própria igreja de Laodicéia não refletiam o verdadeiro estado dela (a igreja hoje). É fácil dizer que está tudo bem na vida espiritual de uma igreja ou de uma pessoa, mas Yeshua sabe a verdade. Ele vê as obras e sonda os corações. A igreja de Laodicéia mentia para si mesma, mas Yeshua não foi enganado!
Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu (17): O orgulho dos discípulos de Laodicéia os cegou ao ponto de não enxergarem os seus problemas. Eles se achavam fortes e independentes, mas Yeshua viu o estado real de uma igreja fraca, cega e infrutífera (não produz crentes firmes na Fé estritamente Bíblica e maduros). A cidade de Laodicéia sofreu um terremoto em 60 d.C. e foi reedificada com recursos próprios, sem auxílio do governo romano. Parece que a igreja sentia a mesma atitude de auto-suficiência, perigosíssima num rebanho de ovelhas que precisa seguir o seu Bom Pastor! Numa cidade conhecida por tratamentos de olhos, a igreja se tornou cega e não procurou o tratamento do Grande Médico Yeshua. Precisavam da humildade dos publicanos e pecadores (Lucas 5:31-32). Numa cidade que produzia roupas de lã, a igreja andava nua, sem a vestimenta de justiça oferecida por seu Senhor (2 Coríntios 5:3; Colossenses 3:9-10).
Aconselho-te (18): Yeshua não elogiou a igreja em Laodicéia, mas ofereceu conselho para guiá-la de volta à comunhão íntima com ele. Sugeriu três coisas necessárias para a igreja:
1. Comprar de Cristo ouro refinado. A verdadeira riqueza é espiritual e vem da Palavra de Adonai e exclusivamente de Deus. Ele oferece o ouro puro, refinado pelo fogo.
2. Comprar do Senhor vestiduras brancas. É Adonai quem lava os nossos pecados e nos veste de pureza e de atos de justiça (3:4; 19:8).
3. Comprar de Yeshua colírio para os olhos. Somente Yeshua pode curar a cegueira espiritual que aflige os orgulhosos (a igreja hoje) e auto-suficientes (líderes que não aceitam correção). Foi exatamente o mesmo problema que Yeshua criticou nos fariseus (conheciam a palavra más faltava revelação) (Mateus 15:14; 23:25-26). É o mesmo problema de qualquer um que esquece da importância do sacrifício de Yeshua e começa a confiar em si mesmo (2 Pedro 1:9). Temos de ser 100% dependentes de Adonai (o justo viverá pela Fé).
Eu repreendo e disciplino a quantos amo (19): A correção que vem de Adonai é uma manifestação do seu amor (Hebreus 12:4-11). Quando Adonai nos corrige, devemos aceitar a disciplina como ele deseja, para o nosso próprio bem. Ele quer nos conduzir ao arrependimento e à plena comunhão com ele. A disciplina aplicada pelos servos de Adonai deve, também, ser motivada pelo amor (Hebreus 12:12-13). Esta atitude deve guiar os pais que corrigem os seus filhos (Provérbios 13:24), e os cristãos que corrigem os seus irmãos na fé (Tiago 5:19-20; 2 Coríntios 2:5-8).
Sê, pois, zeloso e arrepende-te (19): A solução ao problema dos discípulos em Laodicéia não seria meramente algumas mudanças externas (aparência de crente). Precisavam do temor e do zelo para com Deus para se arrependerem (mudarem de atitudes).
Eis que estou à porta e bato (20): Yeshua pôs uma porta aberta diante da igreja de Filadélfia (3:7), mas a igreja de Laodicéia colocou uma porta fechada diante de Yeshua! Ele bate, mas não força ninguém a abrir a porta. Ele chama, mas depende dos ouvintes atender à voz dele. Este versículo reforça o entendimento do livre arbítrio do homem. Yeshua oferece a salvação a todos, mas cada pessoa toma a sua própria decisão (é individual e intransferível).
Entrarei ... e cearei (20): Ambas as figuras, aqui, representam a comunhão com Cristo e a guarda dos seus mandamentos. Ele entra na casa e habita naqueles que obedecem a palavra dele (João 14:23). Cear com alguém sugere uma relação especial, intima de estar de acordo ou em comunhão (1 Coríntios 10:21; 5:11). É um privilégio especial comer à mesa com o Rei (2 Samuel 19:28). Não há privilégio maior do que a bênção de cear com o Rei dos reis Yeshua!
Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono (21): Os vencedores terão o privilégio de reinar com Cristo (veja 2:26-27; 20:4). Tal honra não seria para os orgulhosos e auto-suficientes, mas para os humildes e obedientes á sua Palavra e mandamentos. Yeshua foi obediente aos Mandamentos do Pai (Adonai) aqui na terra para ser exaltado ao lado dele no céu (Filipenses 2:8-9). Somente os obedientes serão exaltados com Cristo (Abraão o pai da Fé foi justificado pela Fé porque creu e obedeceu a Adonai).
Quem
tem ouvidos... (22): Yeshua bate e chama. Cabe ao homem ouvir e atender a
sua voz!
Conclusão
Na
carta à igreja em Laodicéia, Yeshua não citou nenhuma doutrina errada e nenhum
pecado de imoralidade. Ele não condenou a igreja por práticas idólatras. Esta
igreja, que se achava rica e forte, foi criticada por seu orgulho e
auto-suficiência. Exaltou-se, ao invés de se humilhar diante do Senhor dos
senhores Yeshua.
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